Barroco
O movimento
Barroco abrange o final do século XVI até meados do século XVII.
Nessa época, a Europa enfrentava um grande conflito: a Igreja, antes
o centro de todo o poder, havia sido questionada pelas reformas
protestantes. Esse movimento de Reforma, iniciado na Alemanha por
Martinho Lutero, se espalhou por países europeus e ameaçava o poder
absoluto do Vaticano.
O Concílio de
Trento propôs um reação da Igreja Católica ao avanço do
protestantismo. Assim, a autoridade de Roma precisava ser
vigorosamente reafirmada, depois de perder muitos fiéis. É criada a
Companhia de Jesus, que domina praticamente todo o ensino e é
responsável pela divulgação do pensamento católico. A Santa
Inquisição é restabelecida como mecanismo de impor pelo medo e
pela força as doutrinas católicas. Muitas pessoas, consideradas
hereges por discordarem do pensamento religioso dominante, sofreram
com perseguição, prisão, tortura e até a morte.
Por fim, a arte
também servia de instrumento de divulgação da fé. É nesse
contexto que surge o Barroco, movimento artístico intimamente ligado
à fé católica. Em nenhuma época se produziu um número tão
grande de igrejas e capelas, estátuas de santos, quadros e afrescos
retratando cenas bíblicas.
Características do
Barroco
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Teocentrismo x Antropocentrismo – é a expressão de um homem dividido entre duas forças: o divino e o terreno; o corpo e a alma; o pecado e o perdão; céu x inferno; bem x mal.
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Rebuscamento e riqueza de detalhes – o artista barroco exagera na ornamentação e na profusão de detalhes, produzindo obras que confundem os sentidos. Na literatura, usa-se muitas figuras de linguagem, principalmente a metáfora, a hipérbole, a antítese e o paradoxo.
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Jogos dos opostos – o artista explora os contrastes, como claro x escuro, corpo x alma, vida x morte.
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Emocionalismo – as obras buscam comover o expectador, provocando sensações de medo, êxtase, deslumbramento diante da grandeza e complexidade delas.
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Religiosidade – o Barroco é a expressão da fé católica, por isso as obras refletem muitas cenas bíblicas e temas ligados ao cristianismo.
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Fusionismo – os gêneros artísticos se misturam num mesmo ambiente. Assim, pintura, escultura e arquitetura compõem uma obra unificada.
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Incerteza da vida e fugacidade do tempo – retoma a concepção bíblica de que o homem veio do pó e ao pó retornará.
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Cultismo e Conceptismo – são duas tendências da literatura. O Cultismo explora a forma literária, o jogo de palavras, o rebuscamento da linguagem e a erudição. Já o Conceptismo investe no jog de ideias, na argumentação sutil que visa convencer pelo raciocínio.
Soneto a Nosso Senhor - Gregório de Matos
Pequei,
Senhor, mas não porque hei pecado,
Da
vossa alta clemência me despido;
Porque
quanto mais tenho delinquido
Vos
tem a perdoar mais empenhado.
Se
basta a voz irar tanto pecado,
A
abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que
a mesma culpa que vos há ofendido,
Vos
tem para o perdão lisonjeado.
Se
uma ovelha perdida e já cobrada
Glória
tal e prazer tão repentino
Vos
deu, como afirmais na sacra história.
Eu
sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Recobrai-a;
e não queirais, pastor divino,
Perder
na vossa ovelha a vossa glória.
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