Exercícios sobre Figuras de Linguagem
4 – Identifique a figura de pensamento que predomina em cada item
abaixo, usando as letras iniciais:
A – antítese; H – hipérbole; I – ironia; E – eufemismo; G –
gradação: P - prosopopeia
a-( ) “Queria querer gritar setecentas mil vezes...” (Caetano)
b-( ) “O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas
pernas...” (Lulu Santos)
c-( ) “O esforço é grande e o homem é pequeno.” (F. Pessoa)
d-( ) Ele enriqueceu por meios ilícitos.
e- ( ) Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá pra ouvir.
f- ( ) Diante daquela cena, meus olhos piscaram mil vezes por
minuto.
g- ( ) “O vento assobia, a árvore requebra, o mar balança” (R
Silvestrin)
h-( ) Que educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
i-( ) Cláudia não foi feliz nos exames.
j-( ) Mãos frias, coração quente, diz o ditado.
k-( ) A inteligência não é a melhor de suas qualidades.
l-( ) Removeu montanhas para atingir seu objetivo.
m-( ) “O dia vai, a noite vem” (Odair José)
n-( ) Enfim, de volta ao meu país, ao meu estado, à minha cidade,
ao meu lar.
o-( ) Acho que eles faltaram com a verdade.
p- ( ) De repente, o problema ficou menor, um grão, um cisco, um
quase nada.
q-( ) Um dilema gigantesco me inquietava: açúcar ou adoçante?
r-( ) “Tristeza não tem fim, felicidade, sim.” (Tom Jobim)
s-( ) Estou exausta!… de não fazer absolutamente nada!
5 – As frases abaixo caracterizam-se pelo uso de hipérbatos
(inversão da ordem sintática). Reescreva-as na ordem direta.
a) Naquele difícil momento, triste situação enfrentava meu paterno
avô.
b) Da injusta sentença reclamava, nos corredores do tribunal, o
acusado de roubo.
c) Do que a terra mais garrida, teus risonhos, lindos campos têm
mais flores.
d) Cintilava com exuberante beleza na linha do horizonte o Sol.
6 – Identifique as frases em que ocorre pleonasmo (redundância)
a-( ) “...e rir meu riso, e derramar meu pranto.”
b-( ) “… cria a esperança nos olhos meus”
c-( ) “Chove chuva, chove sem parar”
d-( ) “O poeta é um fingidor”
e-( ) “E ali dançaram tanta dança...”
f-( ) Você deve comparecer pessoalmente ao Detran.
g-( ) Mantenha a mesma velocidade.
7 – Utilize os códigos para identificar a figura de linguagem
predominante nos textos.
(1) metáfora (2) comparação (metonímia) (4) catacrese (5)
perífrase (6) sinestesia
-
Li José Saramago e gostei muito.
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Um odor azedo tomou conta do ambiente.
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Você será tratada como uma princesa.
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A velhice tem de ser respeitada.
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“O amor é um grande laço.” (Djavan)
-
O bico do bule era preto.
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“Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta... (Luís Gonzaga Jr.)
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“O amor é como a chama: tem princípio, meio e fim.” (Noel Rosa)
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A esperança parece muito com um urubu pintado de verde.
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“Ganhava a vida com muito suor.” (Titãs)
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Construiu a casa ao pé do morro.
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No mês de abril, lembramos o Mártir da Inconfidência.
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Seus olhos são cristais ao luar.
-
O Anjo da Pernas Tortas foi tema de alguns livros.
8 – Escreva entre os parênteses qual figura de sintaxe há na
frase (zeugma, anáfora, hipérbato, pleonasmo ou polissíndeto)
-
Cansado estou eu,
-
Na rua, apenas crianças brincando.
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Vamos arregaçar as mangas, vamos à ruas, vamos lutar.
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Falei, e expliquei, e conversei.
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A minha palavra não volta atrás.
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Ela preferiu ficar em casa; ele, assistir a um filme.
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“Me sorri um sorriso pontual.” Chico Buarque
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Nem homem, nem mulher, nem bicho, nem planta. O que ele era?
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“Quando tive frio, tremi / quando chegou carta, abri / quando criei asas, voei” (Chico César)
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Minha cadela teve três filhotes; a do vizinho, doze.
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Por estranhos lugares viajava a solitária escritora.
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No bolso, apenas uns trocados.
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Me doía uma dor profunda, incurável.
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