terça-feira, 18 de setembro de 2018


Exercícios sobre Figuras de Linguagem

4 – Identifique a figura de pensamento que predomina em cada item abaixo, usando as letras iniciais:
A – antítese; H – hipérbole; I – ironia; E – eufemismo; G – gradação: P - prosopopeia
a-( ) “Queria querer gritar setecentas mil vezes...” (Caetano)
b-( ) “O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas...” (Lulu Santos)
c-( ) “O esforço é grande e o homem é pequeno.” (F. Pessoa)
d-( ) Ele enriqueceu por meios ilícitos.
e- ( ) Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá pra ouvir.
f- ( ) Diante daquela cena, meus olhos piscaram mil vezes por minuto.
g- ( ) “O vento assobia, a árvore requebra, o mar balança” (R Silvestrin)
h-( ) Que educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
i-( ) Cláudia não foi feliz nos exames.
j-( ) Mãos frias, coração quente, diz o ditado.
k-( ) A inteligência não é a melhor de suas qualidades.
l-( ) Removeu montanhas para atingir seu objetivo.
m-( ) “O dia vai, a noite vem” (Odair José)
n-( ) Enfim, de volta ao meu país, ao meu estado, à minha cidade, ao meu lar.
o-( ) Acho que eles faltaram com a verdade.
p- ( ) De repente, o problema ficou menor, um grão, um cisco, um quase nada.
q-( ) Um dilema gigantesco me inquietava: açúcar ou adoçante?
r-( ) “Tristeza não tem fim, felicidade, sim.” (Tom Jobim)
s-( ) Estou exausta!… de não fazer absolutamente nada!


5 – As frases abaixo caracterizam-se pelo uso de hipérbatos (inversão da ordem sintática). Reescreva-as na ordem direta.
a) Naquele difícil momento, triste situação enfrentava meu paterno avô.
b) Da injusta sentença reclamava, nos corredores do tribunal, o acusado de roubo.
c) Do que a terra mais garrida, teus risonhos, lindos campos têm mais flores.
d) Cintilava com exuberante beleza na linha do horizonte o Sol.
6 – Identifique as frases em que ocorre pleonasmo (redundância)
a-( ) “...e rir meu riso, e derramar meu pranto.”
b-( ) “… cria a esperança nos olhos meus”
c-( ) “Chove chuva, chove sem parar”
d-( ) “O poeta é um fingidor”
e-( ) “E ali dançaram tanta dança...”
f-( ) Você deve comparecer pessoalmente ao Detran.
g-( ) Mantenha a mesma velocidade.

7 – Utilize os códigos para identificar a figura de linguagem predominante nos textos.
(1) metáfora (2) comparação (metonímia) (4) catacrese (5) perífrase (6) sinestesia
  1. Li José Saramago e gostei muito.
  2. Um odor azedo tomou conta do ambiente.
  3. Você será tratada como uma princesa.
  4. A velhice tem de ser respeitada.
  5. “O amor é um grande laço.” (Djavan)
  6. O bico do bule era preto.
  7. “Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta... (Luís Gonzaga Jr.)
  8. “O amor é como a chama: tem princípio, meio e fim.” (Noel Rosa)
  9. A esperança parece muito com um urubu pintado de verde.
  10. “Ganhava a vida com muito suor.” (Titãs)
  11. Construiu a casa ao pé do morro.
  12. No mês de abril, lembramos o Mártir da Inconfidência.
  13. Seus olhos são cristais ao luar.
  14. O Anjo da Pernas Tortas foi tema de alguns livros.
8 – Escreva entre os parênteses qual figura de sintaxe há na frase (zeugma, anáfora, hipérbato, pleonasmo ou polissíndeto)
  1. Cansado estou eu,
  2. Na rua, apenas crianças brincando.
  3. Vamos arregaçar as mangas, vamos à ruas, vamos lutar.
  4. Falei, e expliquei, e conversei.
  5. A minha palavra não volta atrás.
  6. Ela preferiu ficar em casa; ele, assistir a um filme.
  7. “Me sorri um sorriso pontual.” Chico Buarque
  8. Nem homem, nem mulher, nem bicho, nem planta. O que ele era?
  9. “Quando tive frio, tremi / quando chegou carta, abri / quando criei asas, voei” (Chico César)
  10. Minha cadela teve três filhotes; a do vizinho, doze.
  11. Por estranhos lugares viajava a solitária escritora.
  12. No bolso, apenas uns trocados.
  13. Me doía uma dor profunda, incurável.

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